A média móvel é um indicador muito utilizado em análise técnica para identificar tendências do mercado ou de uma ação, sendo uma das formas mais simples de operar na bolsa de valores. As médias mostram qual o preço médio que uma ação foi negociada nos últimos N períodos, isso nos permite analisar um preço "justo" para uma ação em um determinado período de tempo. Por exemplo, se uma ação tem um preço médio de negociação nos últimos 20 dias em R$ 15,50 e você vê que ela hoje está sendo negociada a R$ 17,00, o normal será você não comprar pois ela está muito cara, agora se a mesma ação estivesse sendo negociada a R$ 13,80, a atitude normal seria fazer um estoque pois está barato, essa estratégia pode ser usada para carteiras de acumulação, ou seja, você quer ir comprando sempre um mesmo papel quando ele estiver barato. Também podemos realizar operações contra-tendência pois mesmo em uma tendência de forte alta, é normal o preço da ação cair um pouco para voltar ao preço médio, muito cuidado neste tipo de operações pois muitas vezes o preço da ação ao subir demais pode simplesmente lateralizar e a média vai vir buscar o preço dando força para o papel continuar subindo, também tem a questão do como sabermos se subiu demais ou caiu demais? Em outro post aprofundo mais estratégias contra-tendência.
Existem diversos tipos de médias, as mais comuns são a média aritmética (simples), exponencial, ponderada e Welles Wilder (recorrente), cada uma se comporta de maneira diferente sobre um mesmo papel, enquanto a exponencial dá um peso maior para os últimos períodos e acompanha mais de perto os preços, a recorrente vai guardando informações mais antigas e é mais lenta, já a simples normalmente fica no meio das duas não dando peso diferente ao valores e nem guardando valores mais antigos. Uma das coisas mais legais é que podemos operar médias móveis em qualquer periodicidade (50t, 20', 60', 140', Diário, Semanal, Mensal...), abaixo a fórmula pra calcular média móvel aritmética (MMA).
PN: preço fechamento do período N.
N: Número de períodos.
O principal parâmetro que devemos prestar atenção quando falamos em médias é o N, número de períodos da média, pois assim como o tipo da média, esta variável é que vai dizer se a média vai responder mais rapidamente ou não as oscilações de preços de um ativo e é este parâmetro que teremos que ajustar para obter melhores resultados.
Dentr as várias estratégias que podem ser adotadas a partir das médias, a mais simples delas é analisar se o preço está acima ou abaixo da média, se estiver acima caracteriza-se um mercado de alta e quando estiver abaixo temos o mercado em tendência de baixa, também tem perídos em que a média se alterna rapidamente ficando acima e abaixo do preço, formando um mercado indefinido, lateral. Nessa linha de raciocínio, podemos comprar quando o preço de fechamento cruzar a média de baixo para cima (tendência de alta) e vender quando cruzar de cima para baixo (tendência de baixa nos preços), mas é sempre bom aguardar um pouco para verificar se não foi um falso cruzamento, o correto é realizar no candle seguinte se a configuração se manter.
Analisando o gráfico do IBOV acima podemos perceber que está estratégia teria tirado o investidor de praticamente toda a crise de 2008 e ele teria conseguido capturar boa parte da grande alta em 2009 gerando um ponto de venda no início de 2010, podemos perceber no gráfico acima que com as médias você dificilmente consegue comprar nos fundos e vender nos topos mas tira o filé do peixe.
Outra estratégia possível é utilizar duas médias móveis e realizar as operações pelo cruzamento das mesmas, utiliza-se uma média "curta" com menos períodos, mais sensível ao preços, e outra média "longa" com mais períodos, menos sensível ao movimento dos preços. Neste caso quando a média curta cruza de baixo para cima compramos as ações e quando a média curta cruza a longa de cima para baixo vendemos, assim evita-se alguns pontos falsos, ou seja, dias em que o preço cruza pela média mas logo em seguida descruza, gerando operações curtas com pequenas perdas.
Até aqui tudo perfeito, estratégia excelente para seguir, mas eu nunca perco com essa estratégia? Errado, o mercado tende a passar apenas 1/3 do tempo em tendência, isso quer dizer que, se você utilizar a estratégia de médias móveis por um bom período de tempo, apenas 1/3 das suas operações terão lucro, outros 2/3 das operações você perderá dinheiro. Mas então essa estratégia vai me dar prejuízos no final das contas? Depende, isso vai depender de vários fatores, primeiro, a calibragem das médias utilizadas, pois cada papel (ação) oscila de maneira diferente na bolsa de valores e para cada um terá uma configuração de médias que se saiu melhor nos últimos anos, então dependendo de quais médias você utilizar poderá vir a ter um resultado melhor ou pior no longo do tempo, sendo que o tempo é o segundo fator mais importante, se você fez um estudo e nos últimos 10 anos teve um resultado positivo para as médias que escolheu mesmo acertando 35% das operações apenas, MUITO provavelmente ao continuar com a mesma estratégia nos próximos 10 anos você terá um resultado PRÓXIMO ao encontrado no estudo, mas como sempre rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, é necessário muita paciência e disciplina para não desistir no primeiro Drawdown (?) e seguir para obter o resultado esperado.
Alguns investidores vem seguindo uma estratégia um pouco mais complexa onde opera-se pela inclinação de uma média, esta estratégia vem apresentando uma acertabilidade maior que apenas 33% das estratégias convencionais em virtude de um filtro utilizado, entrada e saídas em rompimentos. Ela consiste em analisar o candle (barra) que fez a média mudar de direção, marca-se a máxima e a mínima deste candle, no caso da média indicar para cima, marca a máxima e entra comprando quando preço romper essa máxima, o stop loss fica na mínima, caso a média vinha lateral ou tendência altista e virou para baixo, entra vendendo ao perder a mínima do candle que fez a média mudar de direção e coloca-se o stop loss na máxima.
As médias de preços são também utilizadas como base para muitos outros indicadores da análise técnica, elas são a ferramenta mais simples que temos para nos auxiliar na tomada de decisão e por isso uma das mais eficazes. Bom estudos e bons negócios.