Thursday, September 29, 2011

InfoMoney :: "A melhor estratégia na Bolsa hoje é saber a hora de entrar e de sair"

Vídeo da expomoney, analista diz que pra vencer precisa 3 pilares: Conhecimento, Estratégia e Controle de Risco, vejam o vídeo em InfoMoney :: "A melhor estratégia na Bolsa hoje é saber a hora de entrar e de sair"

Monday, September 26, 2011

Estratégias ou filosofias de investimentos do Blog Efetividade


Value investing
A estratégia de investimento em valor consiste em investir em empresas que estão sendo negociadas com preços aquém de seu valor justo. É a estratégia usada por Warren Buffett. É uma estratégia para o longo prazo, quem a usa acredita que no futuro o mercado irá reconhecer o valor real da empresa de forma a corrigir o preço da ação. Um dado fundamentalista usado por aqueles que aderem a esta estratégia é o VPA (valor patrimonial por ação). Quando o preço de uma ação está sendo negociada abaixo de seu VPA sendo que nada em seus fundamentos justifique tal preço os investidores que adotam tal estratégia enxergam uma oportunidade de compra.
A bolsa de valores em seu momento atual de queda apresenta boas oportunidades para os investidores de valor. Algumas empresas são negociadas a preços bem descontados pelo momento de mercado volátil com vários países adotando politicas de austeridade. Esses valores não refletem o valor contábil da empresa e se mostram como boas oportunidades para o investidor de longo prazo.
Dollar Cost Averaging
O DCA consiste em aplicar na bolsa de valores, periodicamente, uma quantia fixa, independentemente de o mercado estar em alta ou em baixa.
Veja que tal estratégia pode ser usada em conjunto com o value investing. O investidor aplica periodicamente uma quantia fixa numa empresa de valor.
Lump Sum Investing
O LSI consiste em aplicar todo o dinheiro de uma tacada só.
Esta estratégia é doida e pode ser usada por poucos, afinal quem tem grandes quantias para aplicar de uma vez só? Ainda a considero ruim por não permitir o aprendizado que o investir periodicamente permite. Você pode errar ou acertar, não tendo a chance de aprender. O LSI pode ser uma boa estratégia em momentos de quedas da bolsa como vimos em 2008 e o que temos vivido hoje. Um investidor arrojado e de forte coração poderia escolher um único papel e aplicar todo o seu capital. Eu o classificaria como doido, mas no mercado acionário tem investidor com estômago para tudo. Eu usaria o LSI apenas aplicando em um fundo de índice, um ETF que replicasse o índice Bovespa.
Market timing
Consiste em tomar decisões de compra e venda tentando prever os movimentos de preços dos papeis. Faz uso da análise técnica procurando estudar o momento macro e microeconômico.
Sendo bem sincero, quem faz uso desta estratégia em geral se dá mal. O mercado não é racional e tentar prevê-lo é loucura. Você pode acertar algumas vezes, mas com certeza errará muitas também. Jogue uma moeda para o alto. As chances de dar cara ou coroa são sempre de 50%. Não importa que por 10 vezes seguidas deu cara, sempre que se jogar a moeda as chances serão de 50%. Se a moeda for arremessada milhares de vezes teremos uma média entre caras e coroas, o problema é que pode-se ganhar várias vezes pequenas quantias de um lado e perder tudo em apenas uma jogada errada.
Acredito que esta é a estratégia mais usada no mercado brasileiro, afinal temos vários sobrinhos de mãe Dinah que acham que vão se dar bem. Também vemos cursos e mais cursos de análise técnica, alguns prometendo ganhos de 3% ao dia.
Growth investing
Consiste em investir em empresas de crescimento, em geral as small caps. Uma empresa em crescimento pode apresentar maiores retornos, mas, em contra partida, também apresenta maiores riscos. Sempre o retorno é diretamente proporcional ao risco. Uma boa forma de usar esta estratégia é através do ETF Small Caps. Investindo em um índice de ETFs se mitiga os riscos.
Dividendos
Alguns investidores procuram empresas que pagam bons dividendos. Empresas que pagam dividendos constantes em geral são empresas consolidadas e que necessitam pouco investimento para manter seus status quo, assim, podem remunerar melhor seus acionistas. Em geral estas empresas tem menor valorização por já serem lideres de mercado e menor potencial de crescimento.
Constant share
Consiste em comprar uma quantidade fixa de ações ou mesmo ETFs periodicamente independente do preço. Haverá meses que se gastará mais e meses onde o valor investido será menor.
Acho bobinha esta estratégia, não gosto dela.
Value Averaging
Consiste em aumentar o valor dos papeis em carteira de forma proporcional. Imagine que seja estipulado um crescimento de valor de 2% ao mês. Em meses de forte valorização do papel será necessário vendê-los e em meses de forte queda comprá-los. Tal estratégia proporciona uma política de compra na baixa e venda na alta. O amigo Guilherme, no Valores Reais, escreveu três textos completíssimos sobre esta estratégia: aquiaqui e aqui. Eu não havia lido os textos e me deparei com eles ao pesquisar sobre o tema no Google.


Post Original do Blog Efetividade, após dar uma lida nos principais posts este também vai pra minha lista de blogs com bons conteúdos sobre Estratégias, apesar de ser mais voltado pra assuntos gerais.

Friday, August 12, 2011

Fóruns de Bolsa

Mais um post de links, isso aqui está virando um agregador de conteúdos da bolsa, vamos lá.

- Fórum InfoMoney, acho que um dos mais antigos, com vários tópicos sobre Trading Systems e diversas Análises.

- Fórum do Investidor Agressivo, tem alguns tópicos bem legais relacionados com este blog como modelos de gestão de risco e estratégias com análise quantitativa.

Clube do Pai Rico, outro fórum bem movimentado com assuntos diversos como setups, dicas etc.

Outros fóruns que ainda não me inscrevi mas parecem bons são o Invest Max, Trader Bolsa

Wednesday, August 10, 2011

Investidor sem Estratégia e sem Gestão de Risco


Um pouco de humor neste mercados sangrentos. Infelizmente "Investidor" sem Estratégia e sem Gestão de Risco é comum nos mercados.

Wednesday, July 27, 2011

Velocidade nos Trades & Paradigmas do Luis Guilherme Damiani

Achei no fórum Infomoney o link para este artigo sobre tecnologia para investidores que operam estratégias, bem interessante, segue link:

http://www.linkinvestimentos.com.br/Documentos/PORTALexame20091223.pdf

Trecho do texto:
"No Brasil, o segmento dos fundos com softwares ainda é incipiente – estima-se que não chegue a duas dezenas. Na bolsa de futuros, em que desde junho é possível alugar um espaço ao lado do computador central e fazer operações em 10 milésimos de segundo, os investidores de alta frequência respondem por 6% do volume diário. Nos Estados Unidos, o percentual é superior a 50%. Na Europa, é 35%. “A entrada da bolsa de valores brasileira no clube da alta velocidade deve tornar o mercado local mais parecido com o americano e o europeu”, diz Cícero Vieira, diretor de operações e de tecnologia da informação da BM&F Bovespa. A expectativa é que, em três anos, os investidores de alta frequência respondam por 30% do mercado local. Para quem estiver interessado em operar com uma metralhadora nas mãos, um aviso: o desenvolvimento de um software competitivo custa mais de 2 milhões de reais."

Também na sequencia dos posts no fórum há link pro campeonato de trading em FOREX e para uma entrevista com um brasileiro que se destacou, ele levanta 3 pontos para as suas estratégias:

My Trading Strategy development paradigm is:

  • Simple Trading Systems are very good for very strict subsets of markets reality, that's why they work well for short periods of time.
  • To manage to cover a larger number of market scenarios, I choose to use different strategies, each one optimized for its scenario.
  • Proper identification of the current scenario and the choice of the strategy come next.
Number 3 is most important and most difficult, it requires extremely hard work and is IMPOSSIBLE without an advanced research tool.

Concordo plenamente com ele, principalmente na sua conclusão que o terceiro item é o mais importante, identificar o cenário atual e utilizar uma estratégia adequada para ele. O mercado muda e com isso as estratégias precisam mudar também caso queiram ter uma ótima performance.

É interessante este terceiro item, identificar o cenário, pois conseguindo isso as estratégias se tornam secundárias, servem apenas para maximizar os resultados possíveis aproveitando melhor os movimentos de alta e baixa no curto prazo. Sem estratégias mas conhecendo o cenário atual já fica fácil se posicionar no mercado, ficar de fora em períodos laterais, comprado na alta e vendido na baixa.

Wednesday, July 20, 2011

Fórmula Mágica para Investir

Hoje recebi um estudo muito interessante feito pelo analista William Castro Alves, da XP, sobre a aplicação de uma fórmula mágica criada por JOEL GREENBLATT baseado em fundamentos das empresas. Veja o PDF do estudo abaixo.



Também pode visualizar e baixar ele clicando aqui.

Ainda sobre fórmulas mágicas, existe um tutorial mostrando como aplicar ela utilizando os dados do site FUNDAMENTUS, bem interessante e pode ser visto neste link http://www.fundamentus.com.br/arquivos/tutorial_magic_formula.pdf.

Tuesday, July 19, 2011

Novidades no WinStrategy - Estratégias

Pra quem visita de vez em quando o blog deve ter percebido que fiz algumas alterações no layout, adicionei uma página onde é possível acompanhar as oportunidades de trades, principais notícias e comentários dos analistas da XP Corretora, Pregão ao vivo, bem interessante acompanhar principalmente de manhã a abertura dos mercados.

Também, novas estratégias a venda, veja abaixo o resumo das duas.

Estratégia seguidora de tendência C2MMFI em MRVE3




* Rentabilidade acima de 195% em MRVE3 nos últimos 4 anos contra 42% do buy and hold;

* 48% das operações realizadas otiveram lucros, com média de 5,02% por operação;

* Ganho médio mensal de 2,4%;

Mais detalhes clicando aqui.




 Estratégia seguidora de tendência I2MM em BVMF3


 * Rentabilidade acima de 158% em BVMF3 nos últimos 4 anos contra -54% do buy and hold;

* 51% das operações realizadas obtiverem lucros, com média de 5,39% por operação;

* Ganho médio mensal de 2,29%;

Mais detalhes clicando aqui.
 



Além disso tudo, ainda resolvi divulgar algumas ferramentas gráficas para acompanhar o mercado gratuitas, o InvestCharts e o Apligraf. 

Friday, July 8, 2011

Novos Links Sites Relacionados

Já faz algum tempo que este blog anda parado, muitos compromissos faculdade e no trabalho, mas nesse meio tempo pude acompanhar o surgimento e evolução de diversos outros blogs da área, são eles:

- http://www.robosinvestidores.com.br/
- http://www.investminer.com/
- http://www.bolsafinanceira.com/setup
- http://www.viannainvest.com/p/videos.html

Algumas iniciativas de empresas montando plataformas/robos pra estratégias, precisamos muito disso. Não cheguei a testar nenhuma ainda, outras prioridades, mas espero que sejam boas... Se alguém testar/testou alguma ou conhecer alguma realmente boa pra automatizar sistemas na BOVESPA, por favor, comente aqui, avise o mundo!

- http://www.acoesinvest.com.br/site/plataformas/invest.php

Também algumas novas plataformas grátis como a http://investcharts.com/, gostei bastante. Mais algumas ferramentas gratuitas estão comentadas no site http://www.viannainvest.com/p/quer-economizar.html.

Abraços e até o futuro!

Wednesday, March 30, 2011

Estratégia com Opções

Saiu uma matéria no Jornal Econônico sobre opções, onde o John Fletcher, da Charles Stanley, traz o exemplo de uma carteira que, com a combinação de dividendos e opções, conseguiu uma rentabilidade de 19%, enquanto que, sem o uso do derivativo, essa mesma carteira teria tido uma rentabilidade de 4,6%.

Veja na imagem abaixo a matéria completa. Clique para ampliar.

Tuesday, February 15, 2011

BackTest Estocástico

Como comentado no último post, achei alguns resultados do estocástico bem interessantes em um outro blog e fui verificar se realmente funciona, acredito que o autor do outro blog deva ter realizados muitos backtests para chegar naqueles valores, pois foram os mesmos que eu encontrei otimizando para uma série de papéis.

Regra de entrada: fechamento do dia que o estocástico estiver abaixo de 20.
Regra de saída: fechamento do dia que o estocástico estiver acima de 80 ou Stop Loss em 20%.

Exemplo de negócios na estratégia.

Bom, os melhores parâmetros encontrados foram:
- Stop Loss em 20%
- Estocástico Lento de 5 dias
- Suavização de 2 dias (estocástico)

O motivo do stop ser tão alto é que, por ser estratégia contra tendência, normalmente nos primeiros dias após a entrada o papel ainda segue a tendência por inércia antes que volte a subir. Ser estopado nessa estratégia deve doer, mas ainda é melhor que não ter stop. Na verdade neste tipo de estratégia o uso de stop loss tende a piorar o resultado, na real o uso de stoploss tende a piorar o resultado em quase todas as estratégias, mas por segurança a gente usa ele, principalmente em setups onde as regras de saída são ruins. Ah, este setup sem stop dá mais lucro e aumenta o percentual de acerto também, mas tem operações com mais de 80% de perda e isso não é legal.

Segue resultados em todos papéis testados, gráfico diário, R$ 50.000,00 reais em cada negócio.

Resultado meio ruim, mas ainda muito melhor que o ROC e BH, tirando o payoff. :D


Quem tirou férias em 2008 ficou feliz!! Na forte queda o stop (20%) foi usado!
Gráfico de drawdown, não levar em consideração os -240% dos primeiros dias pois o capital era 0 (zero) e qualquer perda é enorme, mas veja que em 2008 chegou a entregar tudo que tinha ganho e mais um pouco, muito ruim.

Resultados individuais nos papéis testados, destaque para BVMF3, campeã de lucro e AMBV4 com 87% de acertos.

Como conclusão dá pra dizer que este oscilador é realmente bom para indicar os melhores pontos de entrada e saída de um papel em tendência definida, operar somente ele até dá lucro mas o stress é muito alto, assim como o ROC.

Ele poderia ser utilizado para uma estratégia de acumulação, principalmente em ações boas com tendência forte como AMBEV, comprando mais nos momentos de sobre venda e ganhando umas ações de graça nos momentos de sobre compra, como? Vendendo nos fechamento onde o Estocástico estiver acima de 80 e colocando ordem de recompra logo abaixo, onde der pra comprar um lote a mais com o mesmo capital, 99% das vezes o mercado vai dar um corrigida e você vai ganhar 100 ações de graça, muito bom.

Thursday, February 10, 2011

Base Histórica para Backtest

Bases com cotações últimos 4 anos que estamos utilizando para realização de backtest em gráfico de 60 minutos, http://setupdaytrade.blogspot.com/2011/02/base-historica-60-minutos.html.

BackTest Rate of Change (ROC)

Hoje li sobre o indicador ROC - Rate of Change, ele é muito simples e resolvi testar, se você não conhece recomendo a leitura (http://apis.blogs.advfn.com/2008/09/04/rate-of-change-roc-taxa-de-mudanca/).

A idéia do setup é operar contra tendência de curto prazo, tipo um retorno a média, apenas usando o ROC. O backtest foi feito no gráfico diário, calculando o ROC de 6 dias e realizando cada negócio com R$ 50.000,00, não estou levando em consideração custos de corretagem, emolumentos etc, isso com certeza iria deixar o resultado muito pior e a idéia é apenas conhecer mais sobre ROC.

Regras simples, opera só na ponta compradora, entra comprando quando o ROC ficar abaixo de -6 e vende quando ROC ficar acima de 0.

 Resultados simulando em 34 papéis do IBOV, principal ponto positivo Profit per bar, ou seja, cada dia que foi operado essa estratégia conseguiu um lucro de 70 reais o que é quase 3x o BH.

Resultados por papel ordenado por lucro, podemos ver que este setup se deu bem no setor bancário, como praticamente todos setups contra tendência em gráfico diário. 
 

Gráfico evolução do capital comparado Buy & Hold, nota-se que mercado altista setup vai muito melhor. Testei adicionando uma média móvel de 100 dias pra indicar tendência, o drawdown diminui mas infelizmente o lucro cai em uma proporção maior e o Recovery cai para 0,87.

Vi um gráfico lindo na ITSA4, quem sabe poderei utilizar este ROC em conjunto com outras estratégias contra tendência no futuro, em papéis do setor bancário.

 Linda evolução do capital.

Estatísticas do setup em ITSA4.

Feito este estudo vou analisar agora o estocástico e logo postarei algumas estatísticas sobre ele, vi aqui que no gráfico diário ele se dá bem (em tendência de alta), e da mesma fonte um estudo do indicador.

Wednesday, February 9, 2011

Rentabilidade Estudo OGXP3

Após muitos estudos e backtest, resolvemos publicar o estudo de uma das estratégias seguidora de tendência em gráfico de 60 minutos que estamos utilizando a algum tempo como forma de atrair novos investidores, este setup já está lotado, não podemos mais colocar clientes por motivos de liquidez do mercado, pode-se operar esta estratégia em outros papéis. Este backtest em OGXP3 foi no período de 13/06/2008 até 08/12/2010 partindo com um capital de R$ 10.000,00 e operando sempre 80% do capital disponível.

 Acima estatísticas básicas de lucro obtido, +600%, e baixa exposição no mercado.

O número de trades do setup é médio, em torno de 2 a 3 por mês, percentual de acerto alto considerando o tipo de estratégia, seguidora de tendência, lucro médio bem acima da perda média, o que gera um bom payoff.

E vamos a avaliação do setup, aqui a prova de que ele é bom mesmo, quem não conhece estes indicadores veja a legenda no fim do post.

Gráficos de Drawdown em %, máximo de 24%, e em tempo (máximo 400 horas/7 = 57 pregões)

Curva do Capital comparando com Buy and Hold (azul).

Esta estratégia foi uma das melhores desenvolvidas por nós dentre as seguidoras de tendência, possui uma evolução de capital razoável embora tenha momentos de drawdown fortes quando o mercado entra em tendência de baixa como é o caso de OGXP3 hoje (Jan/Fev/2011), ainda assim essa estratégia foi testada em 34 papéis do IBOV e teve resultados semelhantes em mais de 70% deles o que demonstra ser extremamente robusta e confiável.

Quem quiser baixar, montamos um PDF com resultados da estratégia operando quantidade fixa de ações em cada trade, que é o mais normal acontecer, só clicar aqui.


Drawdown: O maior pico de queda do capital simulado durante o estudo.
Score: Uma forma para comparar estratégias levando em consideração drawdown, lucro, exposição entre outros.
Profit Factor: Total de ganhos dividido pelo total de perdas.
Recovery Factor: Lucro total dividido pelo maior drawdown.
Payoff Ratio: Média de ganho por trade divido pela média de perda.

Wednesday, January 19, 2011

Artigos e Videos sobre Estatísticas e Estratégias

Nos últimos meses venho pesquisando muito na Internet sobre estratégias, indicadores técnicos, formas de avaliar um setup e ferramentas e acabei encontrando muito conteúdo de qualidade, então a idéia é compartilhar estes materiais para que mais pessoas possam aprender e aprimorar suas estratégias.

Para começar vou colocar os últimos que encontrei e sempre que achar mais algum venho e adiciono nesta lista.

Artigos do site Senhor Mercado, que tem diversos artigos interessantes baseados em livros e experiências dos autores.
 - Lista de Todos (vale a pena conferir, muito bem escritos e ilustrados :)
 - Como Avaliar um Trade System
 - Introdução aos Trade Systems e Back Tests
 - A Importância da Amostragem em um Sistema de Trading
 - Será que seu sistema de trading presta?
 - Vale a Pena Usar o Stop Gain nos Trades ou Não?
 - Vale a Pena Usar o Time Stop-Loss?
 - Melhor um Trader Operar Contra ou à Favor da Tendência?
 - Como Utilizar o Stop-Loss de Volatilidade ATR?

Artigos do Velaepavio's Blog
 - O que é um sistema de trade (trading system)?
 - Expectancy (Expectativa)
 - High-Frequency Trading – HFT
 - Bolsa SEMPRE da dinheiro no longo prazo?
 - Stop! todo trade precisa de um (minha opinião é que o uso de stop depende do tipo de estratégia)
 - Trend Following vs. Mean Reversion
 - Mas que raio é Psicologia em Trading?
 - Position Size (tamanho da posicao) e R multiplo

Site da Leandro&Stormer, operam a bom tempo, muito conhecimento sobre o mercado, vendem cursos toda hora, por isso não tem muito material gratuito...
 - Melhores estratégias do DesafioLS (idéias para seu sistema)
 - Parte do Manual de Setups 2 - Médias Móveis
 - Parte do Manual de Setups 3 - Osciladores
 - Parte do Manual de Setups 4 - Banda de Bollinger
 - Plano de Trade ( Joe Ross)

Artigos do Blog da Modulus Brasil, que desenvolve software para backtest, acompanhar mercado e automatizar estratégias.
 - Lista de todos de estratégias (tem outros legais também)
 - O que é Drawdown?
 - A Armadilha do Stop Loss (concordo, maioria dos meus testes uso de stop piora a estratégia)
 - Backtesting funciona?
 - Canal no Youtube
 - Palestras
 - Essa de estatísticas achei bem interessante

Artigos do Site do Melão, autor é o Hindemburg Melão Jr., um campão de Xadrez que resolveu aplicar suas habilidades no mercado financeiro e desenvolveu algumas estratégias bem lucrativas ao que tudo indica.
 - Lista de todos (muita coisa boa)
 - Resumo de Todos
 - O que funciona e o que não funciona
 - Nova comparação entre back test e situação real (pesquise sobre slippage, caso seu sistema não seja a limite)
 - O que é um back test? 

Fórum InfoMoney -> Trade Systems 
 - Post sobre Ferramentas

CHR Investor, site com análises semanais que acompanhei por um tempo.
 - Lista de Todos textos sobre Estratégias
 - O perfil de cada trader
 - Definindo um risco aceitável
 - Pecados e manias
 - Risco x Lucro (aqui um pouco das características de cada tipo de sistema, falta algumas coisas)

Blog do Bolívar, meu blog tem de tudo um pouco, muito pouco sobre bolsa, estou concentrando este assunto aqui no winStrategy, mas ainda assim dois posts que escrevi tirando partes de bons livros.
 - Pensamentos do Trader Brincalhão
 - Resumo: A Psicologia Da Operação

Artigos do Blog Inteligência Artificial nos Investimentos
 - Backtesting e Otimização do Passado
 - Os Sistemas Quantitativos
 - A Importância dos Backtestings
 - Seis Argumentos Básicos da Automação
 - Extração de Regras a Partir de Exemplos
 - Análise Estatística (muito bom)

Artigos do Blog apis Trading, blog com diversos estudos sobre estratégias, problemas, indicadores e resultados.
 - Exemplos de TS
 - Estudo de Indicadores
 - Outros (texto sobre Otimização bem interessante)

Efetividade, blog com alguns conteúdos de estratégias e vários posts úteis para investidores.
 - Estratégias ou filosofias de investimentos.
 - C/C Digital do BB. Taxa ZERO inclusive no DOC/TED