Wednesday, July 27, 2011

Velocidade nos Trades & Paradigmas do Luis Guilherme Damiani

Achei no fórum Infomoney o link para este artigo sobre tecnologia para investidores que operam estratégias, bem interessante, segue link:

http://www.linkinvestimentos.com.br/Documentos/PORTALexame20091223.pdf

Trecho do texto:
"No Brasil, o segmento dos fundos com softwares ainda é incipiente – estima-se que não chegue a duas dezenas. Na bolsa de futuros, em que desde junho é possível alugar um espaço ao lado do computador central e fazer operações em 10 milésimos de segundo, os investidores de alta frequência respondem por 6% do volume diário. Nos Estados Unidos, o percentual é superior a 50%. Na Europa, é 35%. “A entrada da bolsa de valores brasileira no clube da alta velocidade deve tornar o mercado local mais parecido com o americano e o europeu”, diz Cícero Vieira, diretor de operações e de tecnologia da informação da BM&F Bovespa. A expectativa é que, em três anos, os investidores de alta frequência respondam por 30% do mercado local. Para quem estiver interessado em operar com uma metralhadora nas mãos, um aviso: o desenvolvimento de um software competitivo custa mais de 2 milhões de reais."

Também na sequencia dos posts no fórum há link pro campeonato de trading em FOREX e para uma entrevista com um brasileiro que se destacou, ele levanta 3 pontos para as suas estratégias:

My Trading Strategy development paradigm is:

  • Simple Trading Systems are very good for very strict subsets of markets reality, that's why they work well for short periods of time.
  • To manage to cover a larger number of market scenarios, I choose to use different strategies, each one optimized for its scenario.
  • Proper identification of the current scenario and the choice of the strategy come next.
Number 3 is most important and most difficult, it requires extremely hard work and is IMPOSSIBLE without an advanced research tool.

Concordo plenamente com ele, principalmente na sua conclusão que o terceiro item é o mais importante, identificar o cenário atual e utilizar uma estratégia adequada para ele. O mercado muda e com isso as estratégias precisam mudar também caso queiram ter uma ótima performance.

É interessante este terceiro item, identificar o cenário, pois conseguindo isso as estratégias se tornam secundárias, servem apenas para maximizar os resultados possíveis aproveitando melhor os movimentos de alta e baixa no curto prazo. Sem estratégias mas conhecendo o cenário atual já fica fácil se posicionar no mercado, ficar de fora em períodos laterais, comprado na alta e vendido na baixa.

No comments:

Post a Comment